Processo seletivo em Alto Araguaia tem 164 inscritos

Processo seletivo em Alto Araguaia tem 164 inscritos
Primeira parceria do ano entre prefeitura, SENAR e Sindicato Rural possibilitou a capacitação a 15 pessoas Alto Araguaia, MT – Três dias e um aprendizado para o resto da vida, sem contar a contribuição ao meio ambiente e a possibilidade de uma renda extra. Essa foi à tônica dos discursos durante o encerramento do primeiro curso de capacitação e geração de renda no ano no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). Uma parceria firmada entre prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural Patronal, levou capacitação a 15 inscritos no curso de fabricação de produtos de higiene e limpeza. O curso teve início na segunda-feira (13) e foi encerrado na tarde desta quarta-feira (15). O resultado foi à produção de diversos produtos que ficaram expostos em um anexo aos fundos da Secretaria de Assistência Social. Entre eles estão sabão em pó, amaciante, água sanitária, detergente, desinfetante, pasta para louça, sabão em barra, sabonete e sabão líquido, totalizando 14 itens. Cada participante do curso levou para casa o que fabricou nos três dias do curso. Para muitos uma experiência e conhecimento importantes. Rita Frederico Nogueira, 61, é integrante do Grupo da Melhor Idade de Frente para Vida e não perdeu a chance de se qualificar. [caption id="attachment_25739" align="alignleft" width="319"]DSC04950 Curso teve duração de três dias e participantes puderam aprender as técnicas de fabricação dos produtos[/caption] “Foi um bom aprendizado. Fiquei conhecendo produtos que usava, mas não sabia o nome. É mais conhecimento. Foi muito importante ter participado”, disse. A instrutora, Carmem Pinheiro, fez uma avaliação positiva do curso e também do envolvimento dos alunos inscritos. Durante o encerramento, ela também passou orientações sobre o preço de comercialização, mas deixou claro que o parâmetro de venda tem que levar em consideração os custos com a compra dos produtos para fabricação. “Foi um curso bem produtivo. Além das técnicas e de como produzir também deixamos dicas acerca dos preços de comercialização caso alguém dos participantes tenha interesse em comercializar”, explicou. Além da possibilidade de capacitação e geração de renda, o curso também teve um apelo ambiental. Embalagens que antes tinham com destino poluir o meio ambiente ou até indo pararem em lixões foram reaproveitadas para armazenar os produtos. A secretária de Assistência Social, Sandra Paniago, fez um agradecimento aos cursantes e reforçou a importância da parceria que possibilitou a realização de mais esse curso em Alto Araguaia. “Esperamos ampliar essa parceria com o Sindicato Rural e o SENAR para que tenhamos novos cursos para beneficiar cada vez mais a nossa comunidade”, ressaltou. [caption id="attachment_25742" align="alignright" width="319"]DSC00233 O funcionário público Clodomiro Vieira (esq.) não perdeu a oportunidade e fez o curso[/caption] O gerente do Sindicato Rural de Alto Araguaia, Cézar Oliveira, abordou a possibilidade de renda, em caso de venda, e ainda a economia que é possível fazer caso os participantes tenham interesse em fabricar os produtos para uso em suas próprias residências. “Que levem à frente, pois somente quem participou ativamente e aprendeu sabe a qualidade dos produtos. Tivemos uma grande variedade de produtos que pode ser comercializada ou usada em casa”, destacou. Ao todo, 13 mulheres e dois homens participaram do curso. Entre eles, estava o funcionário público Clodomiro Valeiro, que foi conhecer as técnicas de fabricação dos produtos. Ele é um dos responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e uma das políticas públicas previstas na peça é a correta destinação do óleo residual comestível. O produto é reutilizado na fabricação de sabão.